top of page

Programa Ciência Sem Fronteiras

Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

 

O projeto prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação. Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Os candidatos deverão ler atentamente as instruções do Edital da SRI* / ProGrad e da respectiva Chamada Pública do Programa Ciência Sem Fronteiras.

 

​*Atenção: Nos Editais da SRI, referente seu item 3,

 

" 3.DOS REQUISITOS PARA CANDIDATURA, 3.1 VI - Apresentar perfil de aluno de excelência, baseado no bom desempenho acadêmico segundo critérios da UNIFESP;",

 

informamos que ficou decidido em reunião do Conselho de Graduação da UNIFESP que, no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras, será considerado aluno de excelência aquele que possuir até uma pendência por reprovação não cumprida. 

 

 

Arquivos importantes

Informes

​​INFORMAÇÃO SOBRE A TRADUÇÃO DE DOCUMENTOS

A Secretaria de Relações Internacionais informa aos candidatos selecionados ao Programa Ciências sem Fronteiras, que não realiza traduções de documentos nem certifica traduções, bem como que a PROGRAD também não emite documentação em outro idioma.​ Cabe ao candidato providenciar a tradução da sua documentação junto aos serviços de tradução quando lhe for solicitada uma tradução juramentada ou certificada. O candidato poderá encontrar estes serviços nos endereços eletrônicos http://www.abrates.com.br/site/                          e

http://educationusa-cienciasemfronteiras.org/traducoes/

PREENCHIMENTO  E ASSINATURA DE FORMULÁRIOS
Os formulários dos organismos estrangeiros de colocação (placement) deverão ser preenchidos com a ajuda de Professor Membro da Comissão do Curso.​

​Caso o formulário peça a assinatura do Academic Advisor, quem deverá assinar é o Professor Coordenador do Curso. Caso o formulário peça a ssinatura do  Without Science Coordinator ou do Mobility Coordinator, quem assina é o Coordenador Institucional do PCsF na UNIFESP, somente se o documento estiver preenchido e assinado pelo aluno e/ou pelo Professor Coord. do Curso. O documento deve ser encaminhado em PDF para internacional@unifesp.br.

Observação:

 

Chamadas contempladas com teste de proficiência gratuito

Observação:

 

Chamadas    não contempladas com o teste de proficiência gratuito

Enviar a Declaração de Ciência e Anuência assinado para internacional@unifesp.br

Após esdcolher o país de destino, leia o respectivo Edital abaixo:

NOVAS CHAMADAS:

Chamadas sob gestão da CAPES

Chamadas sob gestão do CNPq

Referente a Inscrição no último Edital do PCsF:
 
As orientações para a próxima edição (fevereiro/março de 2014) poderão sofrer mudanças.
 

O Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) abriu Chamadas para  20 países.

O candidato só pode escolher um país para concorrer.

O candidato deve entrar no Portal do Programa CsF para preencher um formulário on-line e anexar alguns documentos para realizar sua inscrição.

 

Os documentos são:

- Histórico Escolar Completo (obrigatório);

- Comprovante de PIBIC/PIBIT/PIBID/PET (se possuir);

- Comprovante de Premiações Acadêmicas( se possuir);

- Certificado de Proficiência no Idioma (obrigatório).

 

Os candidatos também devem fazer sua  inscrição na SRI para a Avaliação de Homologação das Candidaturas, conforme  orientações  que estão no Edital publicado na nossa página.

 

Referente o Certificado de Proficiência:

 

Para os países que ministram seus cursos em inglês, são aceitos os Certificados IELTS e TOEFL (em suas variações).

A pontuação mínima exigida no Certificado varia muito de país para país, assim como também varia a data máxima para se anexar o Certificado no formulário on-line de inscrição no Portal do CsF.

É preciso que o candidato confira no cronograma da Chamada do país que escolheu qual é a data máxima para ele anexar o Certificado no formulário.

Todos os candidatos precisam anexar o PDF do seu Certificado de Proficiência no formulário on-line, com exceção dos candidatos que escolherem os EUA*.

 

Exclusivamente para os candidatos que escolherem um destes 4 países:  China, Japão, EUA e Noruega, lhes será possível realizar um teste de proficiência TOEFL-ITP gratuitamente.

As orientações de como proceder, passo à passo, para realizar o teste TOEFL-ITP e receber seu Certificado com o resultado estão nos itens  3.4 até 3.10 das Chamadas destes 4  países.

 

Já para os candidatos que escolherem os outros demais 16 países, ou eles já devem possuir um Certificado de Proficiência ou devem realizá-lo por conta própria.

 

*O candidato que escolheu os EUA e realizou o teste de proficiência TOEFL-ITP não precisará se preocupar em anexar o seu Certificado no formulário on-line de inscrição pois a agência que aplicará o teste  se encarregará de enviar o seu resultado direto para os EUA.

Todos os demais candidato, de todos os demais 19 países, precisam anexar seus Certificados no formulário on-line.

Países de Destino

Orientações para inscrição no Programa CsF

 

 

Para concorrer às bolsas do Programa Ciência sem Fronteiras (PCsF) o aluno precisará aguardar (1°) a abertura das Chamadas Públicas no Portal do Programa CsF e (2°) a publicação do Edital da UNIFESP.

 

As Chamadas Públicas podem ser acessadas no Portal do PCsF (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/instrucoes ) e o respectivo  Edital SRI/PROGRAD, com os requisitos da UNIFESP, publicado  na página na Internet da Secretaria de Relações Internacionais (SRI).

 

A UNIFESP publicará seu Edital tão logo o PCsF abra suas Chamadas Públicas.

 

Cada país de destino possui sua própria Chamada Pública.

 

O candidato poderá escolher   apenas um   país de destino para se candidatar. 

 

Aconselhamos que  o candidato efetue sua inscrição apenas quando tiver certeza do país escolhido.

Alertamos que caso o candidato faça sua inscrição em mais de um país, poderá vir a acontecer problemas no processamento dos seus dados no sistema do PCsF.

 

Lembramos que, para se candidatar, é necessário que o aluno leia atentamente tanto as orientações descritas na Chamada Pública como as descritas no Edital da UNIFESP e entregar toda a documentação exigidas dentro do prazo.

 

Os candidatos deverão enviar a  Declaração de Ciência e Compromisso , disponível no link ao lado, para o e-mail internacional@unifesp.br.

 

Após (1) efetuar a sua inscrição no Portal do PCsF e (2) entregar a documentação para a SRI,  o candidato deve (3) acompanhar o Cronograma  constante na Chamada Pública do país escolhido  e eventuais retificações.

 

O candidato deverá, obrigatoriamente, (4) comunicar seu Prof. Coordenador do Curso sua intenção de participar do Programa Ciências sem Fronteiras, bem como, no caso de ser selecionado ao Programa, (5) definir junto com o Prof. Coordenador do Curso quais as disciplinas que cursará na Instituição estrangeira e (6) Preparar um Plano de Estudos, conforme especificado nas Chamadas Públicas do PCsF. Encaminhar este Plano de Estudos para a SRI no e-mail  internacional@unifesp.br

 

Cabe à UNIFESP realizar a “1ª fase” do processo, ou seja, o trabalho de homologar ou indeferir as candidaturas em reunião específida para este trabalho,  de acordo com os critérios descritos na Chamada Pública e no Edital da UNIFESP e comunicar o resultado ao PCsF.

 

O PCsF realizará a “2ª fase” do processo, ou seja, dará continuidade à analise das candidaturas homologadas para a concessão ou não da bolsa, conforme os critérios também descritos na Chamada Pública.

 

Os conteúdos acima são de origem de instituições terceiras, sua disponibilização nesse site se deu a partir de solicitações formais. A solicitação de divulgação pode ser feita pelo e-mail:  internacional@unifesp.br.



bottom of page